2.4.08

Esta é uma nova rúbrica II


No livro - Lendas - de Gustavo Adolfo Bécquer, editado em portugal pela Assírio e Alvim,o prefácio de José Domingos Morais, começa assim:


" Gustavo Adolfo Bécquer, figura sem par no romantismo castelhano, nasceu em Sevilha a 17 de Fevereiro de 1836."


[...]


"...o gosto romântico pela ressurreição do passado e a técnica gótica de fazer reviver os mortos animando as pedras que os perpetuam em estátua, é dobrado pelo delírio de fazer com que os vivos adquiram a eternidade da pedra."

_ _ _ ________

A Mulher de Pedra

(fragmento)

Eu tenho uma particular predilecção por tudo aquilo que o contacto ou o juízo da multidão indiferente pode tornar vulgar. Se eu pintasse paisagens, pintá-las-ia sem figuras. Gosto das ideias peregrinas que resvalam sem deixar rasto pela inteligência dos homens positivistas, como uma gota de água num tabuleiro de mármore.

Nas cidades que visito procuro ruas estreitas e solitárias; nos edifícios que visito, os recantos obscuros e os cantos dos pátios interiores, onde cresce a erva e a humidade enriquece com as suas manchas de cor esverdeada a requeimada tinta das paredes; nas mulheres que me causam impressão, algo de misterioso que julgo ver reduzir confusamente no fundo das suas pupilas como resplendor incerto de um luzeiro que arde ignorado no santuário do seu coração, sem que ninguém suspeite da sua existência; até nas flores de um mesmo arbusto creio encontrar algo de mais recatado e excitante naquela que se esconde entre as folhas e, aí oculta, expande o seu perfume pelo ar sem que a profanem os olhares. Em tudo isso eu encontro algo da virgindade dos sentimentos e das coisas.

[...]

in Lendas

Gustavo Adolfo Bécquer

Assírio e Alvim



Numa famosa rua de Madrid pode ler-se,
Gustavo Adolfo Bécquer.

Sem comentários: